BIOLÓGICA PAISAGISMO

BIOLÓGICA PAISAGISMO
BIO

quinta-feira, 14 de junho de 2012

ORQUÍDEA - GÊNERO CATTLEYA

    


    Oi galera, inspirado nas minhas orquídea que estão começando a florir resolvi de dividir um pouco com voces algum conhecimento que tenho sobre elas.

    No decorrer das cinco semanas seguintes estarei falando um pouco de alguns gêneros de orquídeas, sua distribuição geografica, o melhor ambiente para cultivá-las, o adubo correto, a rega ideal, tudo para que vc possa de maneira simple e eficaz manter sua orquídea a mais bela e saudável possível.

    Essa semana estarei falando sobre o gênero Cattleya. É bom lembrar antes de tudo que as plantas, como todos sabem, é um ser vivo, por isso respira, se alimenta, bebe água, necessita de luminosidade natural, ou seja ela só conseguirá realizar estes processos se estiver em seu habitat natural, caso contrário dentro de um vaso esses processos tornam-se limitados e é aí que entra a sua parte no processo.

CATTLEYA

 
 Catlleya walkeriana
    
     Foram descritas 50 representantes deste gênero com ocorrência do México a Argentina sendo que pelo menos 30 são encontradas no Brasil. Uma caracteristica destas plantas é sua divisão em dois grupos: Monofoliadas (uma folha no pseudobolbo) porte pequeno, pseudo bulbo ovalado e achatado nas laterais e suas flores são maiores chegando a atingir 15 cm;  e Bifoliada (duas ou mais folhas em cada pseudobulbo) robustas, chegando a atingir 1 metro de altura, com pseudobulbo cilindrico e flores menores e estreitas.

     Quase todas deste gênero são epífitas, por isso, domesticamente podem ser plantadas em galhos ou troncos de árvores. Caso a pessoa opte por deixá-las em vasos deve lembrar que o substrato onde vai colocá-la deverá ser aerado, como casca de pinus e mix de carvão e chip de coco.

   Esse gênero de orquidea aprecia uma ótima luminosidade indireta e rega moderada, sempre lembrando que em períodos frios deve-se reduzir a rega. Em relação a adubação eu indico sempre utilizar o adubo de composição NPK 10.10.10 ou o NPK 20.20.20 como também o Bokashi que é organico.

     Seus flores podem permanecer abertas por até 40 dias dependendo do clima e de sua localização. 

     Viu...simple né. O segredo de cada orquídea voce só desvenda com o tempo. Não tenha pressa.

     Abraço e até a proxima edição, onde falarei sobre o gênero Laelia.

Régis Fabiano dos Reis
Biólogo Paisagista
54-9613-7105





Nenhum comentário:

Postar um comentário